Tuesday, April 08, 2008

ciclo de cinema de terror

Quando um género é subvertido de sua função

por Rui Baptista
blog de cinema de terror



12 de Abril, 22h30
Vargtimmen (Hour of the Wolf) - 1968 - Ingmar Bergman – (Suécia)


Um artista (Max von Sydon) e a sua mulher (Liv Ullman) mudam-se para uma ilha isolada com o intuito de descansarem e, ao mesmo tempo, poderem concentrar-se no seu trabalho. Contudo, vão ser atormentados por demónios e pesadelos que lhe provocarão paranóia e medo de dormir à "hora do lobo", entre a meia-noite e o amanhecer…



19 de Abril, 22h30
Dementia 13 - 1963 - Francis Ford Coppola – (EUA)


Com o intuito de alterarem um testamento em seu favor, um casal viaja até à Irlanda. Contudo, as coisas complicam-se com a morte do homem e a entrada em jogo de um assassino em série…




26 de Abril, 22h30
Les Yeux sans visage (Eyes without a face) - 1960 - Georges Franju – (França)


Devido a um acidente de carro, Christiane fica gravemente desfigurada. O seu pai, o médico, que ia a conduzir na altura do acidente, tenta descobrir a todo o custo uma forma de lhe restituir o rosto. Uma das formas que encontra é o transplante completo do rosto, razão pela qual não existem propriamente muitas voluntárias…

Argumento adaptado de um livro de Jeal Redon por Claude Sautet, Pierre Boileau e Thomas Narcejac, estes dois últimos autores do romance que deu origem ao filme "Vertigo" de Hitchcock.



3 de Maio, 22h30
The Innocents - Jack Clayton – 1961 – (Reino Unido)


Adaptação de "The Turn of the Screw" de Henry James. Argumento de William Archibald e de Truman Capote. Considerado por muitos críticos como o melhor filme de fantasmas de sempre.

Ms. Giddens (Deborah Kerr) é contratada para tomar conta de duas crianças numa enorme e antiga mansão. Com o passar do tempo aumentam as suas suspeitas quanto ao estranho comportamento das crianças, mas também a sua aflição…



10 de Maio, 22h30
Yabu no naka no kuroneko (Black Cat from the Grove) - 1968 - Kaneto Shindo


País com uma das mais ricas tradições culturais no que respeita ao horror.

Do mesmo autor de "Onibaba", "Black Cat from the Groove" tem por cenário um Japão feudal.

Duas mulheres, mãe e filha, são violadas e mortas por um grupo de samurais. O local onde se deu o crime fica assombrado por fantasmas que também assumem a forma de mulheres, que começam a matar os samurais…

2 comments:

Anonymous said...

olá!
gostaria qual o preço das sessões de cinema e também se os filmes estão legendados em protuguês.
Obrigada!

ana c. said...

a sessão é gratuita. e, sim, os filmes estarão legendados em português.