Monday, May 24, 2010

Apresentação do Livro "Nastro", de Ana Tinoco: Sábado, 29 maio, 23h00




"Recordo os lugares, a tua presença, os bailados dos teus lábios. As horas quebradas dos instantes, as auras dos bichos em redor. Os teus olhos, as maresias dos vultos, os achados teus. (...)

Nastro, de Ana Tinoco

Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos Ciclo Uma Cidade… Santa Como as Outras




Feios, Porcos e Maus



Vencedor do prémio para melhor realização no Festival Cannes de 1978, FEIOS, PORCOS E MAUS é um dos melhores filmes do realizador Ettore Scola (Um Dia Inesquecível) e, provavelmente, o mais conhecido de sua autoria entre o público Português.
Esta obra prima, conta com Nino Manfredi (1921-2004), a estrela da "commedia all'italiana" entre os anos 60 e 70, num dos papéis mais emblemáticos da sua carreira.
Giacinto Mazzatella (Nino Manfredi), um ex-operário que recebeu um milhão de liras de indemnização após ter perdido um olho num acidente de trabalho, mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, numa barraca de um bairro degradado da periferia de Roma. Movido pelo egoísmo e pela avareza, esconde o dinheiro que recebeu do seguro e, com medo que alguém o roube, dorme abraçado a uma caçadeira obrigando os outros (mais de 20) a comer, dormir e fazer sexo na mesma divisão da barraca. A situação complica-se quando Giacinto leva para 'casa' uma prostituta e começa a gastar o dinheiro comprando-lhe presentes.

Neo-realismo, sarcasmo, sátira trágico-cómica, com ritmos cruelmente grotescos, "Feios, Porcos e Maus" releva as condições degradantes da vida humana num retrato ímpar da miséria, egoísmo, mentira, promiscuidade, traição, incesto e violência.


REALIZADOR

Ettore Scola

INTÉRPRETES
Nino Manfredi, Francesco Anniballi, Linda Moretti, Maria Bosco, Giselda Castrini, Alfredo D'Ippolito, Marclla Michelangeli, Zoe Incrocci, Giancarlo Fanelli.


dvd pt

Entrada Livre



pintar o sete

Thursday, May 06, 2010

Cinemascópio - Ciclos de Cinema Temáticos
Ciclo Uma Cidade… Santa Como as Outras

Roma, Cidade Aberta

Roma, Città Aperta



Realizador: Roberto Rossellini


Com: Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Marcello Pagliero, Vito Annichiarico, Nando Bruno, Harry Feist
Duração: 98 min.

Idade: M/12

Género: Drama

País de Origem: Itália

Ano: 1945, P/B



SINOPSE


Roma, 1944. A cidade está ocupada pelos nazis e Giorgio Manfredi, um dos líderes da resistência, é perseguido pela Gestapo. Vai procurar o seu amigo Francesco e pede ajuda a Pina, a noiva deste e ao padre Don Pietro. Este ajuda-o a conseguir uma nova identidade para sair de Roma o mais rapidamente possível e arranja-lhe um lugar para se esconder. No entanto, Manfredi é traído pela sua namorada Marina e é preso pelos nazis...

http://www.dvdpt.com/r/roma_cidade_aberta.php



ENTRADA LIVRE

PINTAR O SETE