Friday, February 24, 2012

Sou esta casa - uma viagem inabitada na escuridão por Gonçalo Incendiàrio



Na linha de trabalho que caracteriza o processo artístico de Gonçalo Incendiàrio, há dois elementos chave que o atravessam de ponta-a-ponta: o fogo e o tempo.

Aos oito anos de idade, e pelo fascínio do poder do fogo, Gonçalo incendeia por acidente a montra da loja da mãe. Assustado mas inebriado pelo poder que o fogo transmite, jamais esquece este momento. Mais tarde, e depois de um adormecimento de anos, já em processo de desenvolvimento artístico no ensino superior, o fogo é redescoberto como ferramenta de trabalho constante, desta vez conceptual. Metáfora de um corpo que se remói sobre si próprio, redescoberto consciencializado da sua condição enquanto ser, escandalizado pelo Nada e pelo infinito que a Morte representam. O Fogo corrói o suporte da mesma forma que estas assombrações corroem o pensamento, num processo de construção influenciado pelos automatismos do surrealismo. O fogo desenha uma linha de tempo sobre o suporte, delimitando-se a si próprio, assinalando o seu processo, da sua ascensão à sua queda.

-->

Esta exposição surge tendo como base a ideia de corpo enquanto casa. Lugar de habitação, de pessoas e da ausência delas, memórias, sentimentos e emoções, alegrias e amarguras, vazios. Um lugar cheio de potencial. De poderes e repressões. De marcas, sinais, cicatrizes, feridas ainda, hemorragias. Um corpo como uma casa, que é afinal um (auto)retrato.
As feridas desinfectam-se com álcool, elemento volátil e inflamável. A minha mãe dizia-me em pequeno: "o que arde, cura!"

Gonçalo


A par desta mostra, será feito na inauguração, o lançamento do terceiro volume da fanzine "Frºda-a-Berta", da autoria do próprio com a colaboração de:

Diogo Greg
Erica Lou
Gonçalo Silva & Pedro Lopes (a.k.a. Neurotoxin)
Joana Simões
Maribel Sobreira
Nuno Lacerda
Patricia Ricardo
Pedro Ferreira
Rita Nobre
Tiago da Neta
Teodora Boneva


portfolio: http://www.cargocollective.com/acoldzero

Thursday, February 16, 2012

5x5=25: cadáver esquisito III
16 de fevereiro, 22h30





A Farrapeira e a maria vai com as outras convidam-no para um evento que decorrerá todas as quintas-feiras de Fevereiro e na primeira quinta-feira de Março.


Nesta quinta-feira, dia 16 de Feverereiro:


* projecção da 3ª parte do documentário "Ver BD" ( 5 sessões de 25 mins);

* ilustração ao vivo de um gigante ‘cadavre exquis’ por:

Joana de Rosa, Ilda, Sara Augusto, Bárbara e Angélica

Música por Tiago Tobias